top of page
  • Lucas A.G

Barato que sai caro



Gastar dinheiro requer controle emocional e psicológico. Longe de ser uma pessoa pão dura, economizar em gastos supérfluos, ou gastos desnecessários se fazem muito importante para alcançarmos nossas metas, porém economizar em certas ocasiões pode ser prejudicial para nossa saúde. Além do mais o dinheiro não é para ser colecionado e sim despendido, porém de forma inteligente.

“O barato que sai caro” é uma expressão popular que é usada para dizer que algo não valeu a pena mesmo com valor menor, pela experiência ruim, ou pela péssima qualidade do produto. Economizar é importante, mas precisamos fazer de forma inteligente para não cair nessas situações.

Para evitar “o barato que sai caro” e consumirmos com resultado mais satisfatório precisamos: Evitar compras sem experimentar, esse tipo de compra acaba nos trazendo dores desnecessárias, como no caso de calçados, roupas ou acessórios, evite as situações que o preço esteja bom, mas você não tem oportunidade de experimentar, ou em casos de compra pela internet, você pode procurar lojas físicas, para experimentar, ou perguntar alguém que possua o produto; Fique esperto com as liquidações, nessas situações você pode acabar adquirindo produtos inutilizável, sem funções para você. Como dizia Julios Rock, personagem de Terry Crews em Todo Mundo Odeia o Chris, “Se eu não comprar nada, o desconto é maior”; Deguste ou compre apenas uma unidade, em relação a produtos alimentícios, assim terá sua opinião formada sobre aquele produto; Por último e a mais importante das dicas é não deixar de ter momentos de lazer para economizar. Devemos levar em consideração nossa rotina, o estresse que estamos passando. Momentos de lazer são importante para aliviar e nos divertirmos. Nos casos onde os amigos, parentes, ou cônjuge querem ir a algum restaurante, shopping ou evento, e o mesmo não cabe em nosso orçamento, por conta de seus objetivos que traçamos para nossa vida, devemos oferecer uma segunda opção que encaixe com nossa realidade atual, que caiba em nosso orçamento. Momentos de lazer com família e amigos, como por exemplo sair para dar uma volta no parque, encontrar para ver um filme em casa, são essenciais para fugirmos de nossa rotina corrida do dia a dia.

Economizar não significa deixar de viver, equilíbrio é fundamental.


Lucas Gervásio Educador Financeiro Instagram: @lucas.ag E-mail: lucasag.enq@gmail.com

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page