top of page

Belo Horizonte inaugurou primeiro hospital veterinário com atendimento gratuito

Belo Horizonte passou a contar, a partir do dia 9 de março, com mais um importante equipamento de melhoria da saúde pública municipal. O Hospital Público Veterinário tem como proposta prestar atendimento gratuito para cães e gatos de famílias que residem na cidade e não possuem condições de pagar tratamentos veterinários, com atendimento de urgência, exames de imagem e laboratoriais, cirurgias e internação.


Localizado no bairro Carlos Prates, região Noroeste de Belo Horizonte, o Hospital Público Veterinário tem capacidade de atendimento de 30 cães ou gatos por dia, sendo 27 atendimentos para animais da população de baixa renda e três para animais de protetores ou entidades de defesa do animal, situada no município. Os documentos necessários para atendimento serão Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte, além de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O Hospital não ficará aberto ao público 24 horas, mantendo no período da noite apenas a internação de animais e eventuais atendimentos de emergência. Para o atendimento de novos casos, retornos e urgência, o funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. De segunda aos sábados, de 14h às 20h, somente serão atendidos casos de cirurgias, mediante agendamento prévio. O atendimento segue todos os protocolos sanitários necessários em razão da Covid-19, respeitando todas as regras definidas pelas autoridades de saúde. Os responsáveis pelos animais só serão atendidos mediante o uso de máscaras.


Gestão do hospital

A Anclivepa-SP atua desde 2012 no serviço veterinário e no momento é responsável pela gestão de 10 hospitais públicos veterinários no país, em parcerias com os governos locais. Para dar início ao funcionamento da unidade, a PBH investe aproximadamente R$ 1 milhão na operação do Hospital Público Veterinário, incluindo os custos de adequação do espaço, compra de equipamento e contratação de pessoal. O poder público também é responsável pelo monitoramento e pela fiscalização da gestão do hospital. “Com essa parceria, Belo Horizonte passa a ter um hospital de referência para o tratamento dos animais. Com uma gestão profissional e engajamento da sociedade em prol dos direitos dos animais, o projeto tem tudo para avançar”, avaliou o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck. “O atendimento veterinário é a mais urgente, dentre todas as políticas públicas para animais, pois representa o alívio da dor”, completou o coordenador-geral Veterinário da ANCLIVEPA- -SP, Luiz Wilson de Oliveira Júnior. Localizado no bairro Carlos Prates, na região Noroeste da capital, o Hospital Público Veterinário terá capacidade de atendimento de 30 cães ou gatos por dia, sendo 27 atendimentos para animais da população de baixa renda e três para animais de protetores ou entidades de defesa do animal, situadas no município. Durante essa fase de suspensão das atividades não-essenciais, cirurgias eletivas também estarão suspensas. A triagem para os atendimentos de urgência e emergência estará disponível de segunda a sexta-feira, a partir das 8 horas. Apenas uma pessoa terá a entrada autorizada para acompanhar o animal durante o atendimento, e a orientação é que a população não forme filas em frente à unidade. Os casos urgentes são aqueles entendidos como uma situação clínica ou cirúrgica, sem risco de morte iminente, mas que se não for tratada, pode evoluir para um quadro mais grave, como tumores com feridas, icterícia (animal amarelado) e secreção na região genital (no caso de fêmeas). Como emergência, são identificados os casos que implicam risco imediato de morte, que exigem tratamento nos primeiros momentos após sua constatação (atropelamento, hemorragia ativa, convulsão, perda de consciência, falta de ar e gato que para de urinar). Todos os cuidados individuais para evitar a contaminação pelo Corona vírus devem ser adotados, como uso de máscara e álcool em gel, distanciamento social e, principalmente, evitar aglomerações. Pessoas do grupo de risco devem evitar sair de casa


Serviço:

Hospital Veterinário de Belo Horizonte Rua Bonsucesso 731 – Bairro Carlos Prates

Telefone.: (11) 93352-0196

Mais informações: faleconosco@anclivepa-sp.com.br

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page