top of page
  • vdiasmelo

Campus Cultural UFMG em Tiradentes realiza projeto de restauro e abre ateliê para visitação


Neste mês de dezembro, será iniciada a restauração das pinturas sobre tela, datadas do séc. XVIII, “Anunciação” e "Fuga para o Egito", pertencentes ao acervo do Museu Casa Padre Toledo. O objetivo é fomentar ações que privilegiam a restauração, a conservação e a documentação contínua de itens importantes para o patrimônio histórico e artístico do Museu.


O trabalho será coordenado pelas professoras Giulia Villela Giovani e Maria Alice Sanna, do Curso de Conservação Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes da UFMG. O projeto envolverá professores, servidores técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação. Uma das obras será restaurada no próprio Museu Casa Padre Toledo. A outra obra será restaurada no Laboratório de Conservação-Restauração de Pintura do Curso de CCRBCM com atividades formativas para os estudantes.


O projeto conta com o apoio do Laboratório de Ciência da Conservação - LACICOR/UFMG e do Centro de Conservação Restauração da Escola de Belas Artes da UFMG, além do Laboratório de Preservação de Acervos da Escola de CIência da Informação e do Acervo Artístico da UFMG vinculado à Diretoria de Ação Cultural.


Sobre as Pinturas


As pinturas sobre tela a serem restauradas fazem parte do acervo artístico preservado pela Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, ambas doadas por Afonso Arinos Mello Franco de Andrade.


A tela “Anunciação”, que será restaurada no Museu, representa a iconografia da anunciação do Anjo à Virgem Maria, sendo retratados querubins, algumas nuvens e flores. Já a tela "Fuga para o Egito" apresenta a famosa cena de Maria, José e o Menino Jesus em retiro.


Após o processo de restauração, as obras serão incorporadas novamente à exposição de longa duração do Museu Casa Padre Toledo.


Ateliê aberto de restauro


Devido à pandemia, o MCTP estava fechado desde março de 2020, com ações voltadas apenas para questões relativas ao acervo e projetos estruturantes, como pesquisa, documentação e diagnóstico do estado de conservação dos itens que compõem a coleção.


Para a coordenadora do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, Verona Segantini, "É uma satisfação retomar atividades presenciais que se desdobram em ações de pesquisa, ensino e extensão".


Geralmente, os trabalhos de salvaguarda de acervo acontecem longe dos olhos do público e em locais específicos ou reservados. Dessa vez, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes propõe um novo olhar para essas atividades e abrirá em breve suas portas para os moradores de Tiradentes e região, turistas e a comunidade acadêmica visitarem o museu e acompanharem os bastidores dos processos de restauração e conservação das pinturas.


Para agendamento de visitas e maiores informações, acesse: campustiradentes@dac.ufmg.br


Foto: Divulgação/Centro Cultural UFMG (Tela “Anunciação)

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page