top of page
  • vdiasmelo

CBH Rio das Velhas alerta para a necessidade de economizar água neste período de estiagem


O Rio das Velhas se encontra em estado de alerta devido à baixa vazão, desde 28 de julho, já que não chove na Região Metropolitana de Belo Horizonte há 70 dias. Em Honório Bicalho, distrito de Nova Lima, o curso d’água enfrenta situação crítica, o que fez com que a Copasa reduzisse a captação em 500 m3/s.


Em reunião do Grupo de Controle de Vazão do Alto Rio das Velhas (Convazão), realizada no dia 6 de agosto, por videoconferência, a diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) discutiu medidas urgentes junto a representantes do setor produtivo e companhias de saneamento.


Por causa da estiagem, agora a Copasa conta mais com o Sistema Paraopeba para abastecer a RMBH. O representante da companhia no Convazão, Nelson Guimarães, explicou que a Copasa tem realizado o monitoramento dos níveis dos reservatórios e regulado a vazão de água. “Temos feito algumas ações operacionais de transposição do Sistema Paraopeba para a região do Rio das Velhas. Diminuímos a produção no Rio das Velhas em torno de 500 m3/s para garantir uma vazão mínima residual para o ecossistema”. Ele descartou a previsão de racionamento ou desabastecimento em vista dos níveis satisfatórios dos reservatórios do Sistema Paraopeba.


O Rio das Velhas é responsável pelo abastecimento de cerca de 60% da capital mineira e de cidades como Sabará, Raposos e Sete Lagoas. Para garantir o abastecimento em parte da RMBH, o volume que deixa de ser captado nele é compensado por outras fontes de produção, como a do Sistema Paraopeba, que reúne os reservatórios do Rio Manso, Serra Azul e Várzea das Flores. Apesar da estiagem, o nível desses reservatórios está acima de 80%.


Mesmo assim, a presidente do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, alerta a população para que colabore e mantenha o uso consciente da água. “O Rio das Velhas tem perdido sua capacidade de resiliência, sobretudo em períodos de estiagem. Ainda temos pelo menos dois meses de estiagem e, dentre outras medidas, economizar água – seja por parte dos grandes usuários ou pela população – neste momento é essencial para evitar um colapso no manancial”, ressaltou.


Visando a regularização das vazões, o Convazão se reunirá semanalmente para alinhar medidas para mitigar o impacto de redução de vazão no Rio das Velhas.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page