top of page
  • vdiasmelo

Prefeitura disponibiliza em seu portal a “Página do Empreendedor”


Em junho deste ano, a capital mineira foi destaque no estudo Doing Business Subnacional Brasil 2021, apresentado pelo Banco Mundial, sendo considerada uma das melhores capitais do país para se empreender. Belo Horizonte obteve o 1º lugar no quesito tempo para se abrir uma empresa e 2º lugar entre todas as capitais brasileiras e o Distrito Federal no indicador facilidade para se fazer negócios.


Visando impulsionar o ambiente de negócios e auxiliar a retomada econômica, após o período mais crítico da pandemia, a Prefeitura de BH está disponibilizando em seu portal uma importante ferramenta: a Página do Empreendedor (https://prefeitura.pbh.gov.br/empreendedor).


Assim, estão concentradas em um só local informações e serviços para quem empreende ou quer empreender na capital, com esclarecimentos sobre as etapas necessárias para abrir, funcionar ou regularizar um negócio. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, "Com redução de burocracia, transparência dos processos e facilidade de acesso, o Portal surge como ferramenta fundamental de apoio aos empreendedores no processo de retomada do crescimento econômico da cidade". O portal oferece informações detalhadas para negócios que faturam até R$ 6,75 mil por mês ou R$ 81 mil anuais – os Microempreendedores Individuais (MEIS). Há, também, informações sobre o ecossistema de empreendedorismo em Belo Horizonte e políticas de fomento e desburocratização. Segundo o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos, a PBH desenvolveu o espaço do empreendedor para facilitar as informações para quem precisa abrir, manter e regularizar um negócio em BH, “pois os dados estão reunidos em um espaço único”, pontuou. Incentivos para empresas O Programa de Incentivo à Instalação e Ampliação de Empresa (PROEMP) tem por objetivo estimular a instalação e expansão de empreendimentos e novas unidades empresariais de base tecnológica em Belo Horizonte. Isso por meio da concessão de benefícios fiscais, como a redução de até 60% do valor do ISSQN devido pelo incentivado e em 10% do IPTU referente ao imóvel comercial utilizado, seja próprio ou de terceiros.

O empreendedor ainda encontra na página informações e dados relacionados ao ambiente de negócios em Belo Horizonte, como cursos, notícias, materiais informativos, incentivos e boletins econômicos.


Foto: Reprodução/PBH

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page