Neste mês de novembro, os moradores de Belo Horizonte poderão contar com uma atração a mais, e o que é melhor, na própria cidade. O projeto Uai a Pé – Edição Primavera, propõe cinco passeios turísticos pela capital em quatro finais de semana. Esse tipo de atividade já é comum em cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Curitiba e Porto Alegre.
Um grupo de guias de turismo vai promover os passeios guiados, que incentivarão tanto o turista como o próprio morador, a conhecer e vivenciar a capital mineira mais de perto. De acordo com o guia Saulo Lisboa, um dos idealizadores do projeto, “É um passeio diferente, uma forma de trocar experiências, porque todo morador tem uma história com a cidade”.
Os passeios vão ocorrer nos dias 6, 7, 14, 21 e 27 de novembro, com roteiros preestabelecidos e grupos de, no máximo, 15 pessoas. Os interessados poderão retirar os ingressos gratuitos, com pelo menos 15 dias de antecedência de cada passeio, pelo portal Visite Beagá (ww.visitebeaga.tur.br).
Os passeios vão oferecer música, gastronomia, rodas de conversa e muita história. Confira os roteiros:
Dia 6/11: Cultura e Política Mineira: Trajeto: Minas Tênis Clube, Casa Fiat de Cultura, Praça da Liberdade, BDMG Cultural, igreja de Nossa Senhora de Lourdes, edifício Maletta, Museu da Moda, Prefeitura de Belo Horizonte, Tribunal de Justiça, Museu do Judiciário Mineiro, avenida Afonso Pena, edifício Acaiaca, praças Sete e da Estação e 104 Café.
Dia 7/11: BH Cultural: Circuito Liberdade, Trajeto: Ponto de encontro: praça da Liberdade. a avenida João Pinheiro, Arquivo Público Mineiro, Academia Mineira de Letras, igreja de Nossa Senhora de Lourdes, BDMG Cultural, Biblioteca Pública, Centro Cultural do Minas Tênis Clube, praça José Mendes Júnior, Casa Fiat de Cultura, Palácio das Artes, avenida Cristovão Colombo, Solar Narbona, Palacete Dantas, Cefart, praça da Liberdade (e seus equipamentos culturais) e BH Hostel.
Dia 14/11: Circuito Cultural Praça da Liberdade:Trajeto: avenida Santos Dumont, ruas São Paulo e Caetés, Casa do Conde de Santa Marinha, Centro e Quatro, viaduto da Floresta, rua Sapucaí, viaduto de Santa Tereza, rua Sapucaí e 104 Café.
Dia 21/11: Pampulha, Patrimônio da Humanidade: Trajeto: praça Alberto Dalva Simão, monumento a Iemenjá, Iate Tênis Clube, vista do Museu de Arte da Pampulha (MAP), praça Dino Barbieri, igreja de São Francisco de Assis, rotatória do Mineirinho, avenidas Coronel Oscar Paschoal e Antônio Abrahão Caram, esplanada do Mineirão e Farroupilha Grill Pampulha.
Dia 27/11: Belo Horizonte Urbana: Artes Visuais: Trajeto: mirante de Arte Urbana (Cura), praça da Estação, avenida Santos Dumont, ruas São Paulo e dos Caetés, avenida Amazonas, ruas da Bahia e dos Tupinambás,"Esquina do Torcicolo", praça Sete, edifício Acaiaca, Mercado das Flores, viaduto de Santa Tereza e Panorama Pizzaria.
As atividades duram de 2 a 4 horas e contam com guias cadastrados no Ministério do Turismo.
Foto: Circuito Cultural Praça da Liberdade
Commentaires