top of page
  • vdiasmelo

Semana Nacional do Trânsito tem participação da Guarda Municipal


A Semana Nacional do Trânsito teve início no último dia 18 e se estenderá até o próximo sábado, dia 25, em todo o país. O período é estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para a realização de ações educativas e preventivas voltadas para a segurança no trânsito.


Em Belo Horizonte, a Guarda Civil Municipal está participando de uma série de ações e iniciativas de mobilização da sociedade.


Na manhã desta terça, 21, na Praça da Estação, no Centro, os guardas municipais, junto com representantes da Transfácil, de autoescolas, de lojas de revenda de motos e do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg), abordaram motociclistas que passavam pelo local. O objetivo era de alertá-los sobre os pontos cegos dos veículos de grande porte e sobre a área onde a moto não é visualizada pelo condutor que está na cabine do veículo, além da necessidade de se instalar antenas que protejam o condutor da moto do risco de ser atingido por linhas cortantes também foi lembrado.


Na sexta-feira, dia 24, das 9h às 11h, ação semelhante à da Praça da Estação acontecerá na Praça Geralda Damata Pimentel, na Pampulha. E no sábado, dia 25, no mesmo local, a partir das 9h, a ação educativa terá como foco a segurança dos ciclistas.

Na segunda-feira, 20, agentes da Guarda Municipal, atendendo a uma solicitação da direção da Escola Municipal Antônio Salles Barbosa, no bairro Tirol, Região do Barreiro, repassaram aos alunos dicas sobre os riscos relacionados aos diferentes veículos de transporte, como ônibus, carro e moto. Eles, ainda, alertaram sobre medidas de autoproteção que devem ser adotadas em cada um deles.

A inspetora Abigail Alexandra Catarino, da Inspetoria de Ações Preventivas da Guarda Municipal, ressaltou a importância “de utilizar a faixa de pedestres e de fazer o desembarque de forma segura, pelo lado direito do veículo e o mais próximo possível da calçada. E de observar também se não há boca-de-lobo aberta ou qualquer outro obstáculo que possa provocar acidentes”.

Entre os pontos importantes apresentados aos alunos, vale destacar: o uso do cinto de segurança e das adequações necessárias para o transporte de crianças, como o bebê conforto, o uso da cadeirinha e do assento de elevação, a proibição de colocar a cabeça para fora do carro ou de arremessar lixo ou outros objetos pela janela. Quanto à utilização de motos, a obrigatoriedade do uso de capacete, o respeito à idade mínima do passageiro da garupa e os riscos das manobras radicais.


Foto: Divulgação/PBH

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page